A mLearn, empresa brasileira especializada na oferta de cursos digitais através do mobile, agora se chama Qualifica, que é o nome do seu principal produto, um aplicativo móvel (Android, iOS). “A criatura superou o criador”, explica o CEO e fundador da companhia, Ricardo Drummond, em conversa com Mobile Time.

A Qualifica disponibiliza mais de 150 cursos, que somam 3,6 mil horas de aulas. Há diversos cursos livres, a maioria deles voltados ao aperfeiçoamento técnico e profissional. O mais popular é o de inglês. Os cursos são produzidos por professores parceiros, que são remunerados de acordo com o sucesso em vendas – modelo adotado pela empresa a partir de 2021.

O acesso aos cursos da Qualifica pode ser contratado diretamente pelo app, seja na versão gratuita, com exposição a publicidade, ou em uma versão paga, via cartão de crédito. Mas o principal canal de distribuição é na forma de serviço de valor adicionado como parte de pacotes de outras empresas. A Claro, por exemplo, distribui a Qualifica, assim como mais de 300 provedores de Internet, e até empresas de fora do setor de telecom, como Banco do Brasil, Magalu e Carrefour.

Segundo Drummond, a redução da carga tributária não é o principal motivo para os ISPs incluírem a Qualifica em seus planos, mas sim a diferenciação frente aos concorrentes e também a fidelização dos assinantes.

Em 2021, 200 mil pessoas fizeram cursos da Qualifica, somando 1,6 milhão de aulas, e a empresa cresceu 128% em faturamento. A meta deste ano é superar 3 milhões de aulas.