O MBA Liderança para o Futuro foi elaborado pela Faculdade Arnaldo, de Minas Gerais, que atua em 84 países, nos cinco continentes. O curso é encontrado no app Qualifica

A startup mLearn, em parceria com a Faculdade Arnaldo, disponibilizou recentemente o primeiro MBA para ser feito integralmente em dispositivos móveis. Trata-se de um curso sobre liderança, onde os estudantes aprenderão sobre a gestão de pessoal, processos e dominar a comunicação da empresa como um todo. Alunos interessados em ingressar precisam baixar o app Qualifica (Android) e pagar uma mensalidade de R$ 14,90. Apesar de novo, o MBA Liderança para o Futuro já conta com 41 estudantes, seis disciplinas no ar e cerca de 70 aulas disponíveis. O único pagamento extra do aluno será a disciplina de trabalho de conclusão de curso – que conta com assessoria de um professor, feeedback do trabalho e monitoria – que custa R$ 300.

O conteúdo do MBA foi elaborado por profissionais da Faculdade Arnaldo, instituição de ensino de Minas Gerais criada pela Congregação do Verbo Divino, e presente em 84 países nos cinco continentes. “Eles toparam o desafio de montar toda a infraestrutura pedagógica do curso com qualidade, mas barata, que era uma exigência nossa”, explicou o CEO da mLearn, fundador da plataforma mobile do MBA e coordenador do curso lato sensu, Ricardo Drummond.

O aluno pode fazer todas as atividades do curso no smartphone ou tablet, inclusive envio da documentação e pagamento, que também pode ser feito por meio do sistema de billing da Claro ou da Vivo.

Conteúdo

Se o celular, ultimamente, é um objeto que praticamente faz parte do corpo das pessoas, ou seja, vai a todos os lugares que seu dono vai, pode parecer simples que um MBA feito no dispositivo móvel tão acessível seja relativamente fácil de concluir. Mas a educação à distância tem seus percalços e a procrastinação é um deles. Para estimular o aluno constantemente, a mLearn utiliza diferentes suportes para entregar o mesmo conteúdo ao estudante. Há videoaulas, textos sobre o assunto e, no fim, o aluno responde a um questionário sobre o tema. “Estamos sempre exigindo ação do estudante. Estimulamos, também, com técnicas de gamificação. Assim, tudo que o estudante fizer na plataforma faz ele ganhar pontos, subir de nível. Temos um ranking entre os alunos e a competição estimula o engajamento”, conta Drummond. Em paralelo, o aplicativo Qualifica (onde está inserido o MBA mobile) envia notificações push, SMS e e-mails (dos professores, com feedback).

O estudante tem um mínimo de um ano e máximo de três para concluir o MBA.

Qualifica

O app Qualifica funciona como um sistema complementar voltado para pessoas que estão iniciando a vida profissional, para quem deseja se aperfeiçoar em determinada área, em busca de uma nova colocação no mercado de trabalho. Atualmente, 413.663 usuários foram capacitados pelo aplicativo, que é usado por moradores de países como Angola, Estados Unidos,  Portugal, França, Canadá, Itália, Alemanha, Espanha, além claro, do Brasil.