Serão desenvolvidas no Brasil soluções para a detecção automática de travessia de pedestres e ciclistas, com comunicação automática para os veículos que estiverem por perto. Esse é o propósito da iniciativa Conecta 2030, aprovada pela Fundep, e que conta com a participação de IP Facens, TIM, Stellantis, USP-São Carlos, UFSCAR e Technische Hochschule Ingolstadt (THI). 

A ideia é desenvolver soluções de Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS) mesclando 5G, inteligência artificial e gêmeos digitais. Uma parte do 5G Smart Campus Facens será replicado em um gêmeo digital para experimentar uma solução de detecção de usuários vulneráveis em vias públicas. Será proposto um ecossistema conectado e cooperativo que possibilite a comunicação entre pedestres, ciclistas e veículos, de forma a evitar atropelamentos.

O Conecta 2030 faz parte do programa Rota 2030, criado pelo Governo Federal para promover o desenvolvimento do setor automotivo do País. O Conecta 2030 se enquadra na demanda por projetos de conectividade veicular, estabelecida pela Fundep.