O departamento de tecnologia da informação (TI) do Sistema Único de Saúde, DATASUS, anunciou nesta segunda, 11, a implantação da plataforma de gerenciamento móvel da fornecedora de software MicroStrategy Mobile no projeto de Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica, o Hórus. A solução permitirá a cerca de 1.500 usuários, entre gestores e demais profissionais nos três níveis de gestão do SUS (municipal, estadual e federal), usar dispositivos móveis para analisar dados e gerar relatórios, tornando possível remanejar estoques de medicamentos de acordo com data de validade, por exemplo.

Segundoi a fornecedora da plataforma, o recurso permite a agilização da gestão de estoque, rastreabilidade e distribuição de medicamentos pelo sistema Hórus, bem como do processo de tomada de decisões relacionadas a custos e racionalidade no uso. O sistema utiliza a plataforma de Business Intelligence (BI) da MicroStrategy e está presente em 1.022 municípios.

O DATASUS e a MicroStrategy estão desenvolvendo ainda um aplicativo de análise preditiva de comportamento de consumo de medicamentos. Com ele, será possível cruzar dados de histórico de abastecimento de remédios com informações de quantidade de uso e época do ano com maior demanda, prevendo assim períodos de maior ou menor consumo de determinados medicamentos, por exemplo.