A plataforma brasileira de desenvolvimento de aplicativos corporativos uMov.me tem hoje mais de 39 mil usuários que executaram 13 milhões de operações de campo por meio dos cerca de 6 mil apps criados com o sistema. Há hoje  6,2 mil ambientes de desenvolvimento de apps dentro da plataforma – cada ambiente é um espaço na nuvem administrado por um cliente da uMov.me. Os números são de junho e foram conquistados em três anos de existência. A meta é dobrar a base ao longo dos próximos 12 meses, em parte com ajuda da Totvs, cujo braço de investimento Totvs Ventures é atualmente um dos acionistas da uMov.me.

Segundo Eduardo Arruda, um dos sócios-fundadores da uMov.me Tecnologia (novo nome da antiga Trevisan Tecnologia), os segmentos que vêm demandando mais apps de mobilidade no Brasil são: força de vendas; logística; serviços de campo, como instalação e manutenção; e pesquisas de campo, especialmente aquelas de trade marketing."Força de vendas é o nosso pão quente. Mas as áreas de saúde e educação começam a demandar também apps móveis", destaca. Ele cita o caso da Santa Casa de Porto Alegre, que criou um app para controlar a parte de hotelaria, averiguando o atendimento a metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Há também provas de conceito em andamento na área de saúde como apps  para controle de sinais vitais de pacientes e de apoio à prescrição de medicamentos, revela.

Pela plataforma uMov.me é possível criar um app corporativo sem conhecimento profundo de programação. "A simplificação do processo de desenvolvimento de apps é uma das tendências em mobilidade", explica Trevisan. A empresa cobra pelo uso da plataforma como serviço. Um dos diferenciais da uMov.me é a possibilidade de criar apps que realizam operações offline, ou seja, mesmo sem cobertura de rede de dados, enviando as informações depois, assim que houver conexão. A plataforma está em constante evolução: até o final do ano será incluído um módulo de reconhecimento de imagem, cuja tecnologia será fornecida por um parceiro.

Embora tenha alguns canais de vendas no exterior, o foco da uMov.me para os próximos anos está no Brasil. Há grande expectativa em torno da adoção do eSocial, projeto do governo federal de simplificação e uniformização do envio de informações trabalhistas por parte das empresas, que pode gerar demanda por apps móveis.