Do alto, da esquerda para direita, nas imagens maiores: Leonardo Hazan (Oi); Fabio Maeda (Claro); João Stricker (TIM); e Rodrigo Gruner (Vivo) reunidos no painel digital do Tela Viva Móvel. Na imagem menor, à direita: Fernando Paiva, editor do Mobile Time

Nos velhos tempos dos serviços de valor adicionado (SVA) pré-smartphone, o modelo de negócios entre operadoras e seus parceiros provedores de conteúdo era o de revenue share, ou seja, de compartilhamento de receita – quase sempre com uma proporção bastante favorável para as teles. O revenue share ainda predomina na maioria dos acordos atuais, mas as teles vêm experimentando novos formatos, como comentaram executivos das quatro principais operadoras reunidos em painel do Tela Viva Móvel, realizado em formato digital nesta terça-feira, 11.

“O revenue share é um modelo que funciona e que é predominante. Ele gera um comprometimento das duas partes. Mas começam a surgir novos modelos que são interessantes”, comentou Fabio Maeda, diretor de inovação e serviços digitais da Claro.

João Stricker, head de marketing consumer e SMB, TIM Brasil, usou a parceria com o C6 como um exemplo de novo formato de parceria: “O revenue share é o modelo base. É o mais tradicional. Mas temos buscado modelos diferentes. É o caso da parceria com o C6, que é disruptiva. A TIM terá uma participação acionária no C6 conforme o sucesso da parceria. Não há uma troca financeira diretamente relacionada”.

Rodrigo Gruner, diretor de inovação e serviços digitais da Vivo, concordou: “Vamos seguir tendo revenue share. Ele não deixa de existir. Mas novos formatos e modelos comerciais passam a surgir para complementar as ofertas”. O executivo citou como exemplos as parcerias com Netflix, Spotify, Rappi e Premiere nos planos Vivo Selfie, mas não entrou em detalhes sobre a estrutura dessas parcerias, por sigilo contratual.

Leonardo Hazan, gerente de conteúdo e serviços da Oi, citou mais alguns modelos que vêm sendo experimentados: “Existem outros modelos quando falamos em bundle e parcerias promocionais durante um período, como pagamento por base elegível, ou por base ativa.”

Tela Viva Móvel

A programação do Tela Viva Móvel continua nesta quarta-feira, 12, com painéis sobre inovação móvel em grandes marcas (Coca-Cola, GM, Credicard e MRV) e em startups (ChatClass, Turbi Nutrebem, Popsy e Pier). Confira a agenda e mais informações sobre venda de ingressos no site do evento: www.telavivamovel.com.br