Amilcar Scheffer (de gravata preta), diretor da unidade de redes da Intelbras (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

A Intelbras deve lançar no próximo ano o seu primeiro módulo para dispositivos conectados com 5G. Durante o Seminário 5G.BR, organizado pelo governo federal nesta quinta-feira, 11, o diretor da unidade de redes da companhia, Amílcar Scheffer, confirmou que a solução está em desenvolvimento interno.

Inicialmente, o módulo será importado, mas o executivo afirmou que a ideia é ter uma primeira versão fabricada no Brasil ainda no primeiro semestre de 2023. Por enquanto, o módulo está sendo usado internamente na Intelbras.

Com relação à solução desenvolvida nacionalmente, Scheffer explicou que a empresa está em fase de testes com equipamentos comerciais de IP que podem receber o módulo 5G, como uma câmera. “Hoje, tenho a câmera com cabo e IP, e vamos adaptá-la para que seja conectada com 5G. Mas também pode ser uma solução de controle de acesso, alarme, 100% funcional fora da caixa para o nosso cliente (integrador, instalador) de um acesso de banda larga”, completou.

Scheffer disse ainda que há conversas com players do mercado como Ericsson, Nokia e WEG para que essas empresas façam as primeiras provas de conceito com o módulo 5G.