A Petrobras tem mais de 62 mil funcionários que atuam em escritórios, plataformas, refinarias e transporte de combustíveis. Para ter uma atuação mais ágil, a estatal passou a desenvolver aplicações móveis em seu cotidiano e, com isso, customizá-las conforme as necessidades da empresa. Em conversa com Mobile Time, o analista de front-end da empresa Geraldo Luiz Megale revelou que 1 mil usuários utilizam o app Meus Contratos e até 5 mil usam o Portal de Liberações.

Por meio do portal interno da Petrobras ou de app de intranet (disponível para download na App Store e Google Play), os funcionários podem baixar os dois aplicativos, que foram customizados para o seu dia a dia no trabalho. Com eles é possível administrar contratos e compras, por exemplo.

“Uma aplicação corporativa tem que ser simples, adaptável, mas também apaixonante”, disse Luiz Megale, durante sua participação no SAP Fórum 2018, em São Paulo, nesta terça-feira, 11. “Usando SAPUI5, SAP Fiori e o Cordova, nós conseguimos identificar um componente (funcionário) e o que ele precisa. Daí criamos um app exclusivo baseado em seu perfil de uso”.

Entre as próximas aplicações móveis que estão em seu cronograma, a companhia de óleo e gás pretende colocar o Monitor de Pagamento Gerencial, para os gestores acompanharem o fluxo de pagamento em suas áreas; além de uma versão mobile do contracheque.