Novas instalações - ampliação da sede

Sede do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo A. Miguez de Mello, o CENPES (crédito: Petrobras)

A Petrobras confirmou que levará a conexão 5G para 29 plataformas de produção própria na bacia de Santos/SP e Campos/RJ até 2024, locais onde a companhia concentra a extração de petróleo no pré-sal. Em nota enviada à imprensa nesta terça-feira, 23, a estatal confirmou que a tecnologia móvel também será usada em 17 unidades terrestres, como refinarias, unidades de tratamento de gás e portos.

Com a rede 5G e o backhaul de fibra, a Petrobras quer testar novos casos de uso, como drones e robôs em plantas industriais; expandir a utilização de IoT e aplicações de realidade aumentada no cotidiano de seus funcionários operacionais; e conectar unidades móveis como sonda, unidades de manutenção e embarcações de apoio.

Backhaul

A expansão da conectividade na empresa brasileira de óleo e gás foi apresentada durante a primeira edição do MPN Forum, evento organizado pelo Mobile Time em julho. Na oportunidade, Maximilliam Vieira, consultor sênior do departamento de tecnologia da informação e telecomunicações da estatal, confirmou que a companhia construirá uma rede própria de fibra ótica submarina na Bacia de Santos até o final de 2023 – o intuito da estatal é atualizar a rede celular 4G para o 5G.

Nesta terça-feira, a Petrobras confirmou que essa rede de fibra ótica será de 1,6 mil km de extensão entre Santos e Campos. Esse backhaul já começou a ser instalado a partir de Praia Grande, cidade do litoral sul de SP.

MPN Fórum

Após o sucesso da primeira edição com casos de uso de redes privativas no agronegócio, energia elétrica, óleo e gás, o MPN Fórum ganhará uma segunda edição ainda em 2022. O evento trará outros casos de empresas que adotaram conectividade própria em suas operações no dia 29 de novembro, no WTC, em São Paulo.