O uso da Inteligência Artificial (IA) e do Machine Learning (ML) já é uma realidade para a indústria. Os primeiros casos de sucesso dessas tecnologias dentro da indústria 4.0 – quarta Revolução Industrial que engloba tecnologias para automação, troca de dados como big data, IoT, entre outras – começam a ser apresentados por corporações do segmento.

Um dos casos apresentados no SAP Fórum nesta terça-feira, 11, em São Paulo, foi uma ferramenta que utiliza IA e ML pela Gerdau. Desenvolvida em parceria com a Genexus, esse aplicativo para dispositivos móveis permite que os funcionários tenham controle de qualidade e automação de compras de sucata por meio de sistemas da SAP (Leonardo ML) e da Genexus para SAP.

De acordo com o especialista em SAP da Genexus Eugenio García, o intuito desta aplicação corporativa é ser um sistema automatizado de precificação de compra de matéria-prima. Ele explicou que o sistema funciona com base em inteligência artificial. Quando o funcionário da Gerdau aponta a câmera de seu celular para a sucata, o sistema analisa seu valor com base em dados históricos.

“A concepção do projeto era ter um aplicativo móvel que tirasse foto e interagisse com a aplicação. Ele usa machine learning, banco de dados e integração na nuvem”, explicou García. “Agora estamos em um momento de treinamento da identificação da imagem”.

Outro exemplo apresentado é o da Herval. A fábrica de móveis já possui sua produção de colchões toda automatizada. Além disso, em financiamento e crediário, a companhia utilizou ML para simplificar a liberação de crédito, por exemplo. Como resultado, a firma precisou realocar 600 profissionais para outras lojas durante o processo de expansão da companhia.

“Temos um projeto com SAP com chão de fábrica. Na linha de transformação digital, criamos um lab com um time que busca maior eficiência operacional com big data, analytics e ML. Os apontamentos de produção são feitos por sensores. Está em estudo neste momento”, disse James Rocha, diretor de TI da Herval.

A fabricante ainda estuda a utilização mais ampla com o iOS em suas plantas. Entre as ações que podem ser feitas com o sistema operacional da Apple está a utilização de realidade aumentada para manutenção preditiva.