A Apple retirou a proibição para serviços de jogos na nuvem, uma vez que os streamings de games – que têm como expoentes Microsoft, Google e Facebook – seriam afetados pelas novas regras do iOS 14.

Nas diretrizes publicadas nesta sexta-feira, 11, a companhia permite os serviços de streaming, como xCloud e Stadia, desde que o app do jogo seja adicionado à App Store. Desta forma, isso incluirá a opção de compras in-app no marketplace e o acesso com o botão de pré-registro do Apple ID, o Sign-In with Apple. Ou seja, não será possível baixar o app all-in-one (tudo em um, na tradução livre) e ter acesso a todos os jogos, como acontece atualmente com o programa de assinatura do Xbox Game Pass Ultimate, que funciona em consoles Xbox e PCs, e terá o xCloud incluso a partir de 15 de setembro.

Um mês antes, Microsoft e Facebook criticaram as regras da Apple em reportagem da CNBC. Em comunicados separados, as duas empresas afirmaram que as regras da App Store não permitiam o streaming de jogos.

Vale lembrar, a Apple deve lançar o iOS 14 no próximo mês. E, embora tenha um serviço de assinatura de pacotes de games do Apple Arcade, ele não concorre diretamente com os serviços de streaming de Google, Facebook e Microsoft, pois não é em nuvem.

Mais diretrizes e recado

Outros detalhes interessantes do novo guideline da Apple referem-se à liberação de bypass (pagamento fora do marketplace) para professores que dão aulas particulares, mas mantém a cobrança in-app.

Além disso, a Apple reafirmou que qualquer sistema de pagamento adicional ao in-app purchase da App Store está proibido e causa expulsão da loja de aplicativos, em um recado claro de que não mudará as regras para a Epic Games voltar com o Fortnite.