Os correntistas do Banco do Brasil com cartões Ourocard Visa nas modalidades Platinum, Platinum Estilo, Infinite e Infinite Estilo poderão solicitar em suas respectivas agências, a partir da segunda quinzena de novembro, um novo cartão, agora com tecnologia NFC embutida. Com ele, poderão fazer compras apenas aproximando o cartão da máquina de POS, sem precisar mais inseri-lo nela.

Hoje, há mais de 1 milhão de máquinas de POS no Brasil preparadas para leitura de cartões NFC. Para identificá-los, basta verificar se há um símbolo com pequenas ondas desenhadas. A maior parte da rede da Cielo, por exemplo, já foi adaptada. Falta, contudo, um treinamento dos lojistas, para conhecerem essa forma de pagamento.

Análise

A novidade é um primeiro passo antes da migração do cartão de crédito e débito para dentro do celular. Os primeiros lançamentos comerciais de m-payment por NFC devem acontecer no Brasil em 2014. Neste caso, os dados do cartão ficarão gravados no SIMcard dos usuários, o que vai requerer acordos com as operadoras móveis e a troca dos chips. Outra possibilidade é a gravação diretamente no hardware do smartphone ou em um cartão microSD. Vale lembrar que a Visa fez um acordo mundial com a Samsung que permitirá gravar os dados de seus cartões nos novos aparelhos NFC da fabricante sul-coreana, dispensando a negociação com as operadoras.