A tecnologia NFC, de comunicação de campo próximo, é uma das principais tendências da área de pagamentos móveis e foi um dos debates do Fórum Mobile Apps, evento que ocorreu nesta terça-feira, 20.

A Visa, por exemplo, tem a tecnologia como um dos focos de sua estratégia de m-payment no Brasil. “Para ter sucesso com NFC não basta apenas o acesso, mas todo um ecossistema, que inclui o trabalho de aculturar o usuário”, diz Daniel Andrade, gerente de produtos mobile da Visa do Brasil.

“O pagamento com cartão já é muito eficiente, a questão é como fazer do pagamento por celular algo mais atrativo ao consumidor”, aponta Andrade. Segundo o executivo, as ofertas das empresas são uma das questões mais importantes do mercado para que a tecnologia fique mais clara para os consumidores. O uso do NFC em transporte público e na comercialização de itens rápidos em cafés seriam algumas possibilidades.

Andrade acredita que o NFC é capaz de ser a solução que vai substituir a carteira das pessoas no futuro, mas que esse processo vai demorar. Por enquanto, ainda são necessárias outras soluções de m-payment para atender todo o País, como os cartões de débtio pré-pagos. De qualquer forma, prevê que os celulares compatíveis com NFC, que custam em torno de R$ 2 mil, chegarão a custar de R$ 300 a R$ 400 no ano que vem.

Lojas de apps

Lucas Longo, CEO do iai? (Instituto de Artes Interativas), citou a integração do NFC com as lojas de aplicativos para oferecer outros meios de pagamento sem ser o cartão de crédito. “Acho que esse é o próximo desafio: usar o NFC no processo de billing da App Store, por exemplo, e integrar com as operadoras para que as compras de apps possam ser feitas sem que a pessoa precise de um cartão de crédito”, diz.