A PSafe (Android), start-up brasileira desenvolvedora de um aplicativo homônimo de segurança e otimização do smartphone, adotará uma nova marca e um novo nome para seu app nos EUA, onde acaba de abrir seu escritório. A empresa está neste momento conduzindo pesquisas com alguns grupos focais e deve escolher sua nova identidade até dezembro. Dependendo do resultado obtido nos EUA, a nova marca pode ser trazida para o Brasil no ano que vem.

O aplicativo já está disponível em inglês e conta com 3 milhões de usuários ativos nos EUA. A projeção da empresa é conquistar mais 9 milhões ao longo de 2017, chegando ao fim do ano que vem com 12 milhões. Para efeito de comparação, a PSafe tem hoje 21 milhões de usuários ativos na América Latina.

A princípio, o app nos EUA terá as mesmas funcionalidades das versões para o Brasil e México. O que mudará será a linguagem de comunicação com o usuário norte-americano. "A principal diferença é que o usuário norte-americano é mais experiente e sofisticado que o brasileiro. Ele tem mais experiência com Internet e com smarpthone. Vamos calibrar as funções de interface para serem menos didáticas e mais objetivas", explica Mardo DeMello, CEO da PSafe. Ele ressalta também que no mercado norte-americano há uma preocupação maior em torno da segurança e da privacidade dos dados do que há no Brasil.

DeMello está otimista com a expansão para os EUA. "É normal que as empresas nasçam no Vale do Silício e depois cheguem aqui. A gente fez o contrário: nascemos no Brasil, fomos para o México e agora chegamos ao Vale do Silício. Isso dá muita motivação e entusiasmo. Estamos animados com o crescimento", comentou.

O escritório nos EUA conta com 15 colaboradores, inicialmente focados nas áreas comerciais e de marketing.