85% das crianças brasileiras de 0 a 12 anos filhas de pais internautas têm acesso a smartphones, sejam aparelhos próprios ou emprestados dos responsáveis. O percentual cresce conforme a idade, começando em 65% no grupo de 0 a 3 anos e chegando a 95% naquele de 10 a 12 anos. Os números fazem parte da nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de smartphones por crianças no Brasil, disponibilizada nesta quinta-feira, 11.

A pesquisa constatou que as mães costumam ser mais atentas enquanto os pais são mais permissivos quanto ao uso de smartphones pelos filhos. Enquanto 45% das mães permitem o uso de apps de redes sociais e de mensageria, a proporção sobe para 54% entre pais. 95% das mães verificam com quem e o quê os filhos conversam nesses apps. A proporção cai para 84% entre os pais. 70% das mães e 67% dos pais estipulam limite de tempo diário de uso de smartphone. E 14% das mães contra 16% dos pais permitem que os filhos façam compras em lojas de aplicativos.

Talvez a diferença esteja no fato de que os homens, mais do que as mulheres, acreditam que o smartphone mais ajuda do que atrapalha no desenvolvimento das crianças. É o que dizem 55% dos pais ante 49% das mães. Por outro lado, embora mais permissivos, 54% dos pais acham que seus filhos usam o smartphone mais do que deveriam, contra 46% das mulheres.

O relatório completo está disponível para download gratuito aqui. Foram entrevistados ao longo de setembro 2.172 pais de crianças de 0 a 12 anos. O grau de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.