O Serpro apresentou nesta quinta-feira, 11, um aplicativo para os órgãos fiscalizadores de trânsito fazerem leituras de QR Codes da Placa Mercosul, da CNH digital e da CRLV, é o Fiscalização Denatran (Android). De acordo com a instituição, os órgãos de trânsito do País podem utilizar a ferramenta sem custos.

No app, um agente de trânsito acessa informações online de uma placa de veículo e ou de um motorista, para saber se a habilitação do motorista está suspensa, cassada ou bloqueada; e se a placa do veículo foi clonada. As informações utilizadas na aplicação são da base de dados nacionais do Renach (condutores), Renavam (veículos) e Renainf (infrações).

A diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães, explicou que, por acessar esses dados online, o app conta com criptografia das informações do tráfego de rede. Além disso, o acesso ao app só pode ser feito por dispositivo previamente cadastrado no órgão fiscalizador, e por usuários com cadastro feito por outro funcionário do órgão (com certificado digital ICP-Brasil), além de senha de acesso.

Para acessar o app, o gestor de trânsito deve cadastrar-se no Portal de Serviços do Denatran; baixar o app na Google Play; informar o Cadastrador do Órgão Público no qual está lotado; informar o Device Id (identificador do dispositivo), disponível no aplicativo; e cadastrar os dados pessoais (CPF, e-mail, nome completo, matrícula). De acordo com o Serpro, o acesso com usuário (CPF) e senha do Portal do Denatran são liberados após confirmação feita pelo cadastrador.

Mobi-ID

Glória Guimarães apresentará o caso da carteira digital de trânsito no seminário Mobi-ID, que acontecerá no dia 26 de novembro, no WTC, em São Paulo. O evento contará também com palestras do Chief Security Officer da Vivo, Ruben Longobuco; do gerente executivo de TI e responsável pelos processos de autenticação e combate à fraude do Banco do Brasil, Igor Régis Simões; dentre outros executivos. A agenda completa e mais informações estão disponíveis em www.mobi-id.com.br, ou através do email [email protected], ou pelo telefone 11-3138-4619.