O Ministério das Cidades e o Serpro apresentaram nesta segunda-feira, 27, a Carteira Digital de Trânsito (Android, iOS). O aplicativo móvel reúne  a carteira de habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRLV) Digital, documento de identificação do veículo.

Até então, a CNH digital estava em um app separado. Na visão dos dois órgãos, o novo app é uma evolução da CNH Digital, pois traz aos condutores: os documentos CRLV e CNH em formato digital, com QR Code para ser lido em abordagem policiais (por exemplo) e com a possibilidade de exportar o documento em arquivo PDF.

A diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães, apresenta a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVe).Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil

Disponibilidade

Inicialmente, a CDT está disponível para download apenas no Distrito Federal. Até o dia 31 de dezembro, os Detrans de todo o País deverão estar aptos a emitir o documento digital. Assim como acontece com a CNH Digital, o usuário precisa validar seu cadastro junto ao Detran local (pessoalmente) ou através de certificado digital antes de baixar o app.

Quem utiliza o app da CNH Digital não precisa baixar o novo app. De acordo com o Serpro, o aplicativo da CNH será atualizado automaticamente para a CDT.

Como usar

Para utilizar a CDT, o motorista necessita – antes de fazer o download do app – ter seu cadastro digital validado no Detran (ou possuir certificado digital) e não pode ter pendências financeiras com órgãos de trânsito. Com a situação regularizada, a pessoa deve: baixar o app em seu smartphone; preencher os dados requisitados; ativar a conta através de link enviado ao e-mail após o cadastro; informar o número do Registro Nacional de Veículo (Renavam) e o Código de Segurança do CRV; gerar a senha com quatro dígitos; e adicionar o documento digital desejado (CNH, CRLV ou ambos).

Mobi-ID

Mobile Time realizará no dia 26 de novembro, no WTC, em São Paulo, o Mobi-ID, seminário sobre o mercado de identificação e autenticação digitais através do celular, desde senhas enviadas por SMS até reconhecimento facial com a câmera do smartphone. A digitalização de documentos oficiais na forma de aplicativos móveis também será abordada. Mais informações estão disponíveis no site www.mobi-id.com.br, ou através do telefone/WhatsApp 11-3138-4619, ou pelo email [email protected]. Ingressos antecipados estão à venda com 30% de desconto.