Foto: Unsplash

A câmara dos vereadores do Rio de Janeiro tem um Projeto de Lei tramitando na casa que usa drones para auxiliar na segurança pública. De autoria do vereador Zico (PTB), o PL nº 192/2017 introduz a tecnologia e cria a Política Municipal de Monitoramento por Drone, veículo aéreo não tripulado (Vant) e seu uso ficaria reservado à Guarda Municipal para melhorar a eficiência de suas ações, aumentar a sensação de segurança da população, além de reduzir o risco à integridade física dos agentes, uma vez que os Vants são controlados à distância.

O vereador Zico defende que a tecnologia já é usada no País e no mundo em atividades para melhorar a eficiência e eliminar riscos ao operador, além de ser uma opção mais econômica.

O programa Dronepol, da prefeitura de São Paulo, de 2017, serviu de inspiração para o vereador, quando o então prefeito João Doria recebeu a doação de cinco drones, equivalente a R$ 650 mil. Em abril deste ano, o governador de São Paulo anunciou o novo programa de mesmo nome para o estado, com a aquisição de 208 novos drones.