Meta Quest Pro (Crédito: Divulgação)

A Meta lançou o seu primeiro headset de realidade mista, o Meta Quest Pro. Enquanto seus antecessores Meta Quest e Meta Quest 2 oferecem uma experiência de realidade virtual, o novo aparelho permite mesclar o ambiente ao redor do usuário com o mundo digital. 

O Meta Quest Pro traz câmeras voltadas para fora, para captar a imagem do local onde o usuário está, tornando possível sobrepor elementos digitais à realidade à sua frente. Além disso, ele é aberto embaixo, tornando possível, por exemplo, olhar o celular sem precisar remover o capacete. O aparelho acompanha acessórios que podem ser acoplados para fechá-lo completamente, conferindo uma experiência mais imersiva.

O headset é mais leve que as versões anteriores, e a bateria foi reposicionada, ficando agora atrás da cabeça, melhorando a distribuição do seu peso. A tela de LCD também foi aprimorada, sendo agora 40% mais leve e tendo 75% mais contraste, além de uma concentração maior de pixels no centro, para melhorar a leitura. É também o primeiro headset da Meta a usar um chipset Snapdragon da Qualcomm desenvolvido especialmente para devices de realidade virtual e mista.

Avatar

Os controladores que devem ser segurados pelo usuário ajudam a rastrear em 3D seus movimentos, que são espelhados pelo seu avatar dentro dos apps de realidade virtual. Além disso, sensores internos no headset captam suas expressões faciais, como sorriso e movimento das sobrancelhas, que também são replicados em tempo real pelo avatar do usuário.

A ideia é que o Quest Pro seja usado em reuniões remotas de trabalho, especialmente aquelas que requeiram colaboração. Sua captura da linguagem corporal e facial dos participantes deve melhorar a sensação de presença, aponta Mark Zuckerberg, CEO da Meta, durante a apresentação do novo produto.

A pré-venda do Meta Quest Pro começa nesta terça-feira, 11, nos EUA por US$ 1.499. O produto chega às prateleiras do varejo norte-americano a partir de 25 de outubro.