O Mercado Livre captou R$ 245 milhões para oferta de crédito. Esta rodada de investimento foi liderada pela Captalys e pelo BID Invest do Banco Interamericano de Desenvolvimento. O apoio foi feito por meio de Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC), similar àquele feito pelo Nubank um ano atrás.

A diferença entre as duas FIDCs é a seguinte: o Nubank – que hoje começou sua operação de débito – recebeu um investimento de R$ 250 milhões para financiar  o crédito de recebíveis de cartão de crédito; enquanto o Mercado Livre usará o montante de R$ 245 milhões para ofertar crédito a pequenos negócios, através de sua plataforma Mercado Crédito.

Em seu modelo, o Mercado Crédito usa uma análise de crédito (score, em inglês) própria, por meio de sua base de dados histórica. Isto possibilita uma pré-aprovação de crédito mais ágil, e que pode chegar até R$ 350 mil (em 12 parcela), dependendo do perfil do cliente. Criada em janeiro deste ano, esta área de negócios do Mercado Livre já concedeu R$ 665 milhões para vendedores de seu marketplace. Além do Brasil, o serviço também está presente no México e na Argentina.

Gema Sacristán, diretora geral de negócios da BID Invest, disse que a análise do risco de investimento aos empreendedores pequenos e médios, por meio de dados, foi vital para o aporte, uma vez que esse formato facilita o acesso ao crédito a este público.

Com o aporte, o Mercado Crédito deseja crescer em um segmento com poucas soluções. De acordo com Boletim Ceper/Fundace, baseado em dados do BC brasileiro, o crédito para PMEs caiu 25% em 2018, enquanto para as grandes empresas aumentou 1%, na comparação com o ano anterior.