A Disney+ (Android, iOS) superou 22 milhões de downloads de seu aplicativo, sendo que 85% desse total vêm dos Estados Unidos, informa relatório produzido pela empresa Apptopia analisando as quatro primeiras semanas do serviço de streaming.

O relatório também aponta que a empresa gerou US$ 20 milhões de receita via compras in-app, sendo 81% nos EUA. E, na última semana, o app computou média de 9,5 milhões de usuários ativos diários (DAUs, na sigla em inglês), dos quais 84% são dos EUA. É o número um do ranking nas lojas de aplicativos (Google Play e App Store) em seu país.

Vale dizer que a Apptopia mede apenas downloads e uso em dispositivos móveis e não inclui o uso em TVs inteligentes, caixas Roku, Apple TV ou navegadores da Web para desktop.

A Apptopia informa que mede os downloads de aplicativos móveis conectando suas ferramentas de análise de dados a mais de 250 mil apps. Em seguida, combina esses dados com informações publicamente disponíveis para estimar o número de downloads.

A empresa de rastreamento não consegue medir quantos desses downloads são provenientes de assinaturas vindas de avaliações gratuitas, uma vez que a Disney+ oferece sete dias de testes e a Verizon dá um ano do app de graça a assinantes da Fios TV.

Somente no primeiro dia, 35,2% dos usuários abriram o app, percentual alto de acordo com o Apptopia, pois a média é de 28%.

De acordo com a análise da Apptopia, aplicativos como Hulu e ESPN+ acabaram se beneficiando do lançamento da Disney+ por conta do pacote que inclui esses outros apps e que sai a US$ 12,99 por mês. Outro que viu o número de downloads crescer foi o Roku. O aplicativo funciona como um controle remoto para a plataforma. A empresa de rastreamento acredita que o Roku está vendo mais engajamento porque as pessoas estão assistindo ao Disney+. Esses aumentos de percentuais são responsáveis por novas instalações líquidas que não existiriam se não fosse o pacote.

Por outro lado, Netflix, Amazon Prime Video e HBO não sentiram possíveis impactos da chegada do Disney+, ficando todos estáveis. Porém, para o próximo ano, Apptopia acredita que a Netflix sentirá a chegada do novo streaming já que os filmes da Marvel não estarão mais disponíveis em sua plataforma.