No ano de 2020, o serviço Claro Banca, que reúne jornais e revistas para leitura digital através de um aplicativo homônimo (Android, iOS), adicionou 104 títulos ao seu catálogo, sendo 99 revistas e 5 jornais, dentre os quais alguns nomes de peso, como a revista Veja e os jornais O Estado de São Paulo e Jornal do Commércio. Agora, são 14 jornais e 350 revistas disponíveis para os assinantes do serviço. O Claro Banca é oferecido como parte do pacote de planos pós-pagos e controle da operadora ou por R$ 4,99 por semana para pré-pagos. O crescimento do catálogo é atribuído, em parte, ao fechamento de muitas bancas de jornais durante a pandemia.

Rodrigo Matos, diretor da Verisoft: “Existem editoras que neste momento de pandemia estão fechando a operação de impresso”

“Lembro que a gente tinha dificuldade até de conseguir conversar com o responsável de algumas revistas e jornais para oferecer nosso serviço. Durante a pandemia isso se inverteu. Fomos procurados por vários jornais e revistas. Não temos nem braço para ir atrás de 99 revistas, como aconteceu em 2020. A maioria procurou a gente, como foi o caso do Jornal do Commércio, que ligou para a Claro”, relata Rodrigo Matos, diretor de negócios da Verisoft, empresa que desenvolve e gerencia o Claro Banca.

O executivo acredita também que a pandemia levará editoras a trabalharem alguns dos seus títulos exclusivamente em formato digital. “Existem editoras que neste momento de pandemia estão fechando a operação de impresso. Uma das mudanças de hábito é justamente isso: as pessoas foram forçadas a migrar para o digital porque as bancas estavam fechadas. Algumas editoras talvez não voltem para o impresso”, comenta.

Audiência

O aumento do catálogo foi um dos fatores que contribuíram para o crescimento de 163% da audiência do Claro Banca entre março e outubro do ano passado. O diretor de inovação e serviços digitais da Claro, Fábio Maeda, aponta também outros motivos, como a mudança de comportamento do consumidor em razão da quarentena, mais interessado em conteúdo digital; melhorias no aplicativo do Claro Banca; e o acesso da população a celulares com telas maiores, o que facilita a leitura. “No supercompetitivo mercado brasileiro de pós-pago e controle, o Claro Banca sem dúvida é um serviço que ajuda na fidelização de clientes”, comenta Maeda.

99% da audiência do Claro Banca está concentrada em seu app. Apenas 1% acontece através do site do serviço.