Em parceria com os fornecedores Ericsson e Intel, a operadora norte-americana AT&T anunciou nesta sexta-feira, 12, um plano para começar testes de campo com 5G até o final do ano. O local escolhido é a cidade de Austin, no estado do Texas, e a operação será feita provendo banda larga via rede móvel para locais fixos, semelhante ao TDD-LTE que a Sky e a On Telecom fornecem no Brasil. Antes disso, porém, as empresas começarão testes em laboratórios já no segundo trimestre, seguidos de testes e ensaios em ambientes externos durante o verão norte-americano (inverno brasileiro).

A operadora espera realizar os testes com a tecnologia de forma que já possam fazer lançamento comercial quando ela enfim for padronizada – o 3GPP deverá estabelecer o processo de padronização em 2018. A expectativa é que a 5G ofereça velocidades de gigabits por segundo, menor latência (entre 1 a 5 milissegundos) e aplicações também para Internet das Coisas, robôs, carros automatizados, cidades inteligentes e realidade virtual.

Em comunicado, a AT&T menciona a utilização de tecnologias como ondas milimétricas, virtualização das funções de rede (NFV) e redes definidas por software (SDN) como elementos-chave para a quinta geração de redes móveis. Para tanto, a tele já está modernizando sua infraestrutura de rede: em 2015, 5,7% da rede era virtualizada, com planos de chegar a 30% ao final deste ano e 75% em 2020. Atualmente, 14 milhões de clientes já foram migrados para a nova arquitetura com SDN e NFV.

Além da AT&T, a Verizon já anunciara testes com a nova tecnologia ainda este ano. No Brasil, também em parceria com a Ericsson, a América Móvil (que controla Claro, Embratel e Net) prometeu ao governo brasileiro realizar testes também em 2016.