Clubhouse

O Brasil é o sexto no ranking global de downloads do aplicativo Clubhouse (iOS) com 308 mil instalações acumuladas, em um universo amplamente dominado pelos Estados Unidos, com 2,4 milhões. As informações foram enviadas pela Sensor Tower com exclusividade ao Mobile Time nesta sexta-feira, 12. O aplicativo virou moda entre empreendedores, influenciadores e executivos brasileiros e de vários cantos do mundo. Em vez de fotos ou texto, o Clubhouse usa o áudio.

Na América Latina, a companhia de análise do mercado de aplicativos acompanhou downloads do aplicativo em 17 países que somam 351 mil instalações. Desse total, 338 mil foram feitas apenas no mês de fevereiro.

De acordo com a Sensor Tower, as instalações nos EUA representam 35% do total de 7 milhões de downloads acumulados da rede social de áudio. Ou seja, o Brasil responde por menos de 5% do total de instalações globais do app. Ainda assim, é o principal expoente da plataforma na região latino-americana.

Homônimos

Uma curiosidade que apareceu na troca de e-mails com a Sensor Tower foi sobre a instalação de aplicativos homônimos ao Clubhouse na Google Play – vale lembrar que a rede social não foi lançada para Android ainda. Um aplicativo de gestão empresarial chamado Clubhouse (Android, iOS) registrou 509 mil downloads na América Latina em 2021. Criado em 2014 pela Clubhouse Software, esse app é mais conhecido nos EUA e Reino Unido e até recentemente tinha apenas 1 mil instalações na região latino-americana. Ou seja, boa parte do seu sucesso recente se deve a usuários que o confundiram com o xará famoso. Aliás, a página desse outro Clubhouse na Google Play está cheia de comentários de consumidores frustrados reclamando que o aplicativo não estaria funcionando adequadamente, provavelmente porque não entenderam se tratar de um homônimo com outro propósito. “Há vários Clubhouses. Verifique se somos o que você quer”, diz uma mensagem em inglês dentro da página desse outro Clubhouse na Google Play, em uma tentativa de alertar os desavisados.

Outro aplicativo com nome similar, o The Clubhouse (Android) obteve 1 mil downloads acumulados na América Latina, todos realizados em 2021. Este app foi praticamente descontinuado pela empresa britânica Nexudus, que trabalha com locação empresarial. A sua última atualização foi em agosto de 2019 e o aplicativo nem consta mais no site da firma.

Vale lembrar, a rede social Clubhouse foi lançada em março de 2020. Por enquanto, o aplicativo está disponível apenas para usuários de dispositivos iOS (a partir da versão 13) e o acesso à plataforma só pode ser feito por meio de convite – como aconteceu no começo do Orkut.