O ministro das Comunicações, Fábio Faria, declarou nesta sexta-feira, 12, que a preferência do governo é realmente pelo 5G standalone, contrariando a opinião de alguns parlamentares e de operadoras que acusam o sistema de ser mais custoso e de difícil implementação no Brasil. Para Faria, o 5G standalone é o “5G de verdade”.

“A nossa ideia é realmente implementar o 5G standalone, que é o 5G de verdade, para que a gente possa acolher toda a tecnologia que pode desenvolver o nosso país. O 5G non-standalone é como se fosse um 4G plus. Essa nova ferramenta vai trazer novas empresas, novas tecnologias, novas profissões e vai ajudar muito as empresas a fornecer a internet das coisas”, afirmou o ministro, em declaração oficial no término da missão brasileira que visitou Suécia, Finlândia, Japão e China a fim de conhecer tecnologias 5G. Também participaram da missão internacional os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas, Vital do Rêgo e Walton Alencar, assim como o secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Flávio Rocha.

Com a declaração, o ministro Faria reitera sua defesa ao relatório do conselheiro Carlos Baigorri, da Anatel, que deve ser votado pela agência no dia 24 de fevereiro.