Motorola

Motorola Edge 30 (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

A Motorola apresentou na última quarta-feira, 7, os smartphones da família Edge e Moto G, sendo três deles da quinta geração: Edge 30, Moto G82, Moto G62 com 5G, e o Moto G42 que é 4G. Para Mobile Time, Thiago Masuchette, head de produto da companhia, explicou que os handsets estão aptos para funcionar no padrão 5G Standalone (5G SA) no Brasil.

O executivo explicou ainda que foi feito um trabalho junto às operadoras e que os handsets funcionarão em 3,5 GHz. Masuchette informou que o 5G SA funcionará também para os devices de quinta geração que a fabricante lançou no passado.

Vale lembrar, o 5G SA foi escolhido pelo governo brasileiro como padrão da quinta geração de redes celulares. As redes da faixa de 3,5 GHz seriam ligadas em julho deste ano, mas sofrerão um atraso de 60 dias. Portanto, o 5G brasileiro começa apenas em setembro.

Estratégia

Motorola

José Cardoso, presidente da Motorola Brasil (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

Mais cedo, durante o evento de lançamento, José Cardoso, presidente local da Motorola, afirmou que a companhia está “otimista” com a entrada em operação das redes 5G. Explicou que 60% do portfólio de smartphones da empresa já são 5G e que, inclusive, esses smartphones que hoje estão posicionados na faixa mais cara (premium) têm colaborado para o crescimento da companhia.

“Fechamos 2021 com 30% de market share, ganhamos sete pontos (percentuais). Isso porque ampliamos em 10 vezes as vendas de smartphones do segmento premium, desde que voltamos a esta categoria em 2020”, comentou o executivo.

Juliana Mott, head de marketing da Motorola, afirmou ainda que o portfólio premium da companhia tem “impacto e reconhecimento do consumidor”. Uma pesquisa feita com brasileiros mostrou que 70% “conhecem e consideram o portfólio da Motorola como premium”, explicou a profissional.

Vale dizer que o CEO global da Motorola, Sergio Buniac, disse que a marca cresceu acima do mercado mundial de smartphones em 2021: “Crescemos em todas as regiões em que atuamos: América do Norte, Europa, Ásia… E seguimos como número dois na América Latina”, completou.

Handsets

O carro-chefe do portfólio é o handset premium Edge 30. No hands-on liberado à imprensa, o equipamento se destaca por ter um design fino (6,79 mm) e leve (155 g), além de ter: tela de 6,5 polegadas; chipset Snapdragon 778G; 8 GB de RAM; 256 GB de espaço; bateria de 4.020 mAH; e conjunto com três câmeras traseiras de 50 MP, 50 MP e 2 MP, além de uma frontal de 32 MP.

O celular Moto G82 – o principal desta família – tem: tela de 6,6 polegadas; processador Snapdragon 695; 6 GB de RAM; 128 de espaço; bateria de 5.000 mAh; conjunto com três câmeras traseiras de 50 MP, 8 MP e 2 MP; e câmera frontal de 16 MP.

O Moto G62 vem com 5G, tela de 6,5 polegadas, câmera tripla com 50 MP na principal e bateria de 5.000 mAh. E o Moto G42 é 4G e tem tela de 6,4 polegadas, chipset Snapdragon 680 e câmera tripla com 50 MP na principal e bateria de 5.000 mAh.

Todos os devices têm Android 12.

Disponibilidade

O Motorola Edge 30 chega nas cores azul, grafite e rosê por R$ 4 mil. O Moto G82 tem como opção as cores preta e branca por R$ 3 mil. Os dois dispositivos já estão disponíveis para venda. E os handsets Moto G42 (azul e rosê) e Moto G62 (grafite e verde) estarão disponíveis para venda nas próximas semanas, mas seus valores não foram divulgados.