A Abril Educação decidiu apostar na estratégia mobile. A empresa criou a Edumobi, primeira rede de ensino móvel no Brasil. Com investimento inicial de R$ 6 milhões, a Edumobi oferecerá mais de 40 cursos, dos quais oito já estão disponíveis. Há desde cursos preparatórios para exames do Detran, concursos públicos e Enem, até curso de harmonização de vinhos, passando por planejamento de finanças pessoais, dicas para imposto de renda e até aulas para entender sobre tecnologia Wi-Fi e 3G. O valor independe da escolha, e a assinatura semanal é de R$ 2,99, descontados na conta de usuários pós-pagos ou nos créditos dos pré-pagos, para a realização de um curso. A duração dos cursos varia de três a dezessete semanas. Segundo Alex Pinheiro, CEO da Edumobi, o objetivo é atender, sobretudo, a classe C: “Queremos democratizar conteúdo caro para a classe C, que toma o seu primeiro vinho, que quer investir na sua formação”, explica.

Essa ideia de que o assinante tem a consciência de que realiza um investimento leva Pinheiro a acreditar que o ciclo médio de assinaturas (tempo em que o assinante paga pelo serviço) da Edumobi será mais longo que o verificado no mercado de entretenimento. “Com o comprometimento do assinante com um curso que ele julga ser importante, podemos prolongar o ciclo médio de assinatura, em um modelo diferente daquele que estamos acostumados a observar no entretenimento”, diferencia o CEO.

Até julho de 2013, a Edumobi prevê exclusividade de acesso aos clientes da Vivo, que não cobrará tarifas de SMS, de acesso ao portal de voz e ao site móvel dos cursos. A start-up, contudo, já negocia com outras operadoras, com as quais pretende manter essas mesmas vantagens aos usuários. Espera-se que até 2014, clientes das quatro teles possam participar dos cursos. “Há um espaço importante para esse setor crescer, com alta capilaridade de telefones celulares, preços baixos dos cursos e uma classe C que quer se capacitar”, diz Pinheiro. “Viemos para ser protagonistas nesse mercado. Não somos uma empresa gringa se aventurando na área de educação”, alerta.

Enem

O curso preparatório do Enem é uma das principais apostas da Edumobi. A partir de qualquer celular, o assinante escuta aulas preparatórias para o exame em um portal de voz. Depois, realiza exercícios por meio de SMS e tem acesso às respostas e a seu percentual de aproveitamento do curso. Todo o material utilizado é elaborado por professores dos colégios Anglo, de São Paulo, e pH, do Rio de Janeiro, adquiridos pela Abril Educação nos últimos anos. “Sabemos que o curso móvel jamais substituirá uma aula presencial, mas há um material de qualidade disponível a preços bastante acessíveis”, argumenta o executivo