Na cozinha do futuro, até as jarras nas prateleiras serão inteligentes. Uma start-up norte-americana chamada SKELabs saiu na frente nessa corrida e criou uma jarra conectada, a Neo. Com capacidade para 1 litro, ela pode armazenar qualquer alimento, seja sólido ou líquido, e monitorar o seu consumo, comunicando-se via bluetooth com o celular do usuário.

Cada vez que um novo ingrediente é despejado em uma jarra Neo, o usuário deve escanear o código de barras do produto ou, caso não tenha código de barras, simplesmente informar o seu nome, através do app (Android, iOS) em seu smartphone ou tablet. Nesse momento, o usuário informa também a data de validade do produto. Depois disso, a jarra começa a trabalhar para o dono da cozinha.

Dotada de um sensor de peso, a jarra monitora quanto está sendo consumido de cada ingrediente, gerando relatórios periódicos nos quais calcula quanto foi ingerido de gordura, calorias e proteínas, por exemplo. Também sugere receitas com base nos ingredientes disponíveis na despensa. E avisa ao smartphone do usuário quando estiver quase vazia,  adicionando o alimento à lista de compras. Pode até mesmo encomendar automaticamente junto ao supermercado favorito da pessoa: a funcionalidade, chamada de "zero touch shopping", por enquanto está integrada apenas com a Amazon, nos EUA.

A jarra é feita de vidro, tem uma tampa de rosca e uma base removível onde estão os sensores. Ela é livre de BPA e pode ser guardada na geladeira e limpa na máquina lava-louças. A recarga é sem fio, através de um pad.

O projeto está levantando fundos de forma colaborativa no site IndieGogo. A meta inicial de US$ 50 mil já foi atingida. A campanha segue até o dia 23 de março. Quem se interessar pode encomendar duas jarras por US$ 99. O primeiro lote do produto deve ficar pronto em novembro deste ano.