Stark Bank

Rafael Stark, CEO da fintech Stark Bank. Foto: divulgação

A fintech Stark Bank levantou US$ 45 milhões em rodada série B liderada por Bezos Expeditions – fundo pessoal de Jeff Bezos – e Ribbit Capital, além de SEA Capital e dos atuais investidores Lachy Groom e K5 Global. Fundadores do Airbnb, da Kavak e executivos da DST, Visa e Coinbase também participaram da rodada. Vale dizer que a Stark Bank fez sua rodada série A apenas quatro meses atrás.

Fundada em 2018, a companhia oferece tecnologia financeira de cash management para empresas e startups. Entre seus clientes estão Loft, Guiabolso, Buser e Kovi.

Atualmente, o banco oferece às empresas produtos como cash management, câmbio, cartão corporativo, fluxo customizado de aprovação de pagamentos, gestão por centro de custos, folha de pagamentos e gestão de cobrança via boleto e Pix. E, ao longo de 2022, a expectativa é lançar investimentos, linhas de crédito e recebimento de pagamentos via cartão, entre outros produtos.

O Stark Bank também oferece um cartão corporativo com plataforma de controle de gastos ampla e customizável. Empresas podem emitir múltiplos cartões, físicos ou virtuais, com limites de gasto por cartão, por moeda, país, tipo de estabelecimento ou por frequência de gastos, seja diário, mensal ou compras únicas. Gastos podem ser vinculados a centros de custo e ainda é possível anexar notas fiscais às compras, facilitando a conciliação e o controle contábil.

A fintech também apresenta soluções de pagamentos instantâneos, como o módulo de cobrança, que substitui o boleto bancário por pagamentos via QR Code, copia-e-cola ou transferência com agência e conta. É possível ainda nas cobranças via Pix declarar multa e juros, limitar a data de pagamento, bloquear pagamentos em duplicidade e depósitos não-conciliados, bem como fazer reversão total ou parcial de pagamento, conciliando os recebimentos.

Há também solução para o e-commerce, o checkout transparente. A ferramenta diminui a fricção de pagamento e aumenta a conversão das vendas ao permitir que as empresas recebam em tempo real ou enviem e-mail ao cliente com link para pagamento posterior.

Sem definir uma data, a Stark vai inaugurar uma unidade de negócios para vender infraestrutura com foco em fintechs e instituições financeiras. Batizada de Stark Infra, a nova unidade oferecerá APIs para participantes diretos e indiretos do Pix, Card as a Service (CaaS –emissão de cartão com a marca da empresa) e emissão de CCBs (Cédula de Crédito Bancário).