Em carta aos acionistas que participaram da Assembleia Geral nesta sexta-feira, 12, José Maria Álvarez-Pallete, chairman do Grupo Telefónica, informou que a empresa passou de 320 milhões para 388 milhões de clientes no mundo, um crescimento de 21% na comparação entre 2015 e o atual momento da empresa em 2024.

O executivo afirmou ainda que os produtos digitais e de conectividade de última geração representavam 46% da receita da companhia em 2015, agora são 76%. Ao todo, a companhia implantou mais de 3 milhões de km de fibra e 78 mil ERBs 4G e/ou 5G, além de aumentar sua capacidade de armazenamento de dados em 350% e de processamento de dados em 250%.

Com isso, o grupo viu um aumento exponencial no consumo de dados, de 17 milhões de TB em 2015 para 149 milhões de TB em 2023, um crescimento de mais de oito vezes.

Também afirmou que a companhia tem colaborado para o meio ambiente com o desligamento do 2G e 3G, uma vez que apagou 44% dessas redes, além de retirar 126 mil toneladas de cobre e descontinuar mais de 1 mil sistemas legados.

Estrutura e estratégia

Apenas em 2023, a Telefónica gerou 49 bilhões de euros para o PIB dos principais mercados aonde atua, sendo 7,6 bilhões de euros pagos em impostos e 1,3 milhão de empregos gerados – diretos e indiretos, uma vez que a companhia tinha 104 mil funcionários em seu quadro no final de 2023.

No último ano, a companhia:

  •   Investiu 71,5 bilhões de euros;
  • Gerou lucro líquido superior a 21 bilhões de euros;
  • E gerou 40 bilhões de euros em caixa.

Para os próximos três anos, Álvarez-Pallete recordou que a Telefónica traçou as seguintes metas em novembro de 2023:

  • Crescimento de receita operacional;
  • Crescimento de lucro operacional;
  • Foco em crescimento de caixa de 50% até alcançar 3 bilhões de euros.

Imagem principal: Conselho da Telefónica durante a assembleia para acionistas da empresa (divulgação: Telefónica)