A fornecedora de chipsets MediaTek anunciou nesta terça-feira, 12, seu novo processador de dez núcleos (deca-core). O Helio X20 utiliza a arquitetura de CPU Tri-Cluster, com três conjuntos de processadores, e é a nova tentativa da empresa de oferecer uma plataforma para concorrer com a Qualcomm no mercado de smartphones high-end. O componente será disponibilizado comercialmente no terceiro trimestre do ano, embarcando em aparelhos até o final de 2015.

O Helio X20 conta com integração com o modem WorldMode LTE Categoria 6, com suporte à agregação de portadora para o LTE-Advanced. Além disso, cada um dos clusters de processadores consegue lidar com diferentes cargas de trabalho: um cluster contém dois núcleos de ARM Cortex-A72 (de 2,5 GHz) e mais dois clusters de quatro núcleos cada com um ARM Cortex-A53 (um em 2 GHz, outro em 1,4 GHz para atividades leves).

Segundo a MediaTek, a arquitetura Tri-Cluster utiliza tecnologia que permite redução no consumo de energia de até 30% em relação ao dual-cluster tradicional, reduzindo também os efeitos térmicos para gerar menos aquecimento. Esse teria sido justamente um dos problemas enfrentados pela Qualcomm com o seu chipset Snapdragon 810, que foi criticado por supostamente causar superaquecimento. A companhia nega essa constatação, mas, até o momento, o 810 equipa apenas os smartphones LG G Flex G2 e o HTC One M9.

A MediaTek garante ainda que o Helio X20 possibilita, entre outras coisas, uma taxa de atualização de tela a 120 Hz, contra os 60 Hz atuais da indústria. Além disso, tem mecanismos para redução de ruídos e processador de sensor de baixa potência integrado (o ARM Cortex-M4) para aplicações em segundo plano.