A MediaTek lançou nesta semana o chipset para smartphones Helio P65, que integra dois cores de CPUs Arm Cortex-A75, rodando a até 2 GHz, e seis cores de CPUs Cortex-A55, rodando a 1,7 GHz em um grande cluster de cache L3 compartilhado. Com 12 nanômetros, o produto possui nova arquitetura octa-core e, segundo a empresa, tem desempenho 25% superior ao da geração anterior.

O chipset foi desenvolvido para melhorar a performance de celulares em jogos e em câmeras fotográficas.

Jogos

Para os games, o Helio P65 usa a nova GPU Arm Mali-G52 e o CorePilot, tecnologia da MediaTek que opera recursos como gerenciamento avançado de temperatura, agendamento inteligente de tarefas e análise de comportamento do usuário.

Fotografia

Já para as fotos, o Helio P65 pode operar câmera dupla de alta resolução de até 16MP+16MP, com adaptação para fotos de estilo wide e de longo alcance. Ele também é capaz de operar múltiplas câmeras e pode ser usado em dispositivos móveis com câmeras de 48MP com quatro células para obter melhor qualidade de imagem. Além disso, o chip possui novo design ISP com reconhecimento facial.

O processador inclui mecanismo de profundidade de campo para efeitos Bokeh profissionais, além de estabilizador eletrônico de imagem (EIS) para captura de movimento rápido em até 240 fps e foto panorâmica sem o efeito Jello, entre outros recursos.

Localização e inteligência artificial

O produto inclui Sistema de Navegação Inercial (INS), que fornece informações de posicionamento mais precisas quando os usuários estão em movimento e em ambientes internos.

O Helio P65 oferece o dobro do desempenho em aplicações de inteligência artificial e processamento para tarefas de câmera IA se comparado com a versão anterior.

Conectividade

O processador oferece conectividade Wi-Fi 802.11ac e Bluetooth/Wi-Fi, além de ser compatível com dual 4G VoLTE.

O novo chipset da MediaTek estará disponível no próximo mês.