O Alphabet (ex-Google) deve lançar na próxima semana durante a sua conferência para programadores, Google I/O, novidades sobre o projeto Tango, que utiliza câmeras 3D em smartphones e tablets com Android para mapear ambientes indoor.  De acordo com a Bloomberg, o Google deve fazer uma expansão do projeto com mapeamento em três dimensões do interior de prédios a partir deste ano – algo como um Google Maps indoor.

O projeto seria  mais uma iniciativa da empresa no lucrativo mundo da realidade virtual, com serviços de publicidade baseados em geolocalização para os produtos.  Em um primeiro momento, o projeto, que tem como base as câmeras e sensores de profundidade, deve ganhar um ecossistema para desenvolvedores criarem apps e serviços para realidade virtual.

Atualmente, além do Google, a Lenovo apoia a parte de hardware do Tango para smartphones e tablets. Mas o site indica que um novo óculos de realidade virtual pode ser apresentado em breve. Ao todo, serão sete sessões sobre realidade vitual durante o I/O (entre 18 e 20 de maio), sendo quatro delas sobre o Tango.

Diferentemente do Google Cardboard, óculos de realidade virtual que usa as telas de smartphones como base, o novo óculos seria um modelo mais parecido com o Oculus Rift e pode representar um novo ‘round’ na disputa entre Google e Facebook pelo mercado de tecnologia mundial.