O Telegram encerra sua operação na plataforma de blockchain TON, projetada para oferecer a criptomoeda Gram, que também foi descontinuada. O anúncio aconteceu nesta terça-feira, 12, depois de uma série de conflitos com a Securities and Exchange Commission (SEC), equivalente à CVM no Brasil.

Em outubro passado, a SEC ordenou que o Telegram interrompesse as vendas de sua criptomoeda depois de não registrar uma venda antecipada de US$ 1,7 bilhão em tokens antes do lançamento da rede. Os fundos foram arrecadados em uma série do que o Telegram faturou como ofertas pré-OIC em 2018, embora a empresa tenha cancelado a tão esperada OIC devido (em parte) ao aumento do escrutínio da SEC.

“O envolvimento ativo do Telegram com a TON acabou”, escreveu Pavel Durov, fundador e CEO do Telegram, em um anúncio em seu canal. “Você pode ver – ou já viu – sites usando meu nome ou a marca Telegram ou a abreviação ‘TON’ para promover seus projetos. Não confie neles com seu dinheiro ou dados.”

Durov criticou o fato de os tribunais dos Estados Unidos terem impedido a empresa de continuar vendendo a criptomoeda para além das fronteiras dos EUA, e instou outros a assumir a luta de descentralização no lugar do Telegram. “Essa batalha pode muito bem ser a batalha mais importante da nossa geração”, escreveu ele. “Esperamos que você tenha sucesso onde falhamos.”