O Telegram lançou uma versão do seu app para negócios, o Telegram Business – em um movimento similar àquele feito pelo WhatsApp quando lançou o WhatsApp Business, anos atrás.

O CEO e cofundador do Telegram (Android, iOS), Pavel Durov, afirmou que a plataforma liberou a primeira série de funcionalidades da versão do mensageiro para negócios, um serviço pago. Agora, os usuários podem migrar suas contas de usuário comum para o modelo B2B a partir desta quarta-feira, 6.

O Telegram Business permite inicialmente que os usuários adicionem mensagens de saudações, ausência, respostas rápidas aos clientes. Além disso, podem colocar endereço, horário de funcionamento e organizar as conversas por cor.

Como funciona

Para ativar o Telegram Business, o usuário deve abrir o app do Telegram, entrar em ‘configurações’ e clicar em ‘Telegram Business’ que está logo abaixo do Telegram Premium. Em seguida seleciona se deseja assinar por mês ou ano e pode começar a usar. O plano anual sai por R$ 12,50 ao mês e o mensal custa R$ 20 por mês.

De acordo com o espaço no app, os benefícios do Telegram Business estão inclusos temporariamente para usuários do Telegram Premium.

Chatbots

Mas Durov planeja lançar outras funcionalidades. Por meio de seu canal no app, o executivo informou que adicionará a possibilidade de robôs de conversação (chatbots) serem usados nas contas de negócios. Essa opção poderá ser usada por meio de uma nova API de Bots que será disponibilizada para os desenvolvedores neste mês.

Imagem principal: App do Telegram (divulgação)