Imagina receber a comida pedida de um restaurante em um veículo autônomo. A casa manda numa van que, ao chegar ao endereço do cliente, envia uma mensagem comunicando sua chegada. O cliente vai até o carro, observa qual das portas é indicada por um sinal luminoso, digita seu código de cliente, e pega as embalagens.

O serviço encontra-se em fase de testes e é uma parceria da Ford com a Postmates, empresa de serviço de entrega em domicílio que trabalha com restaurantes, lanchonetes, lojas de ferragens entre outros varejistas. Ao todo, mais de 70 empresas participam do programa em Miami.

A montadora norte-americana entra com os carros autônomos, chamados van Transit autônoma. No entanto, a pesquisa quer saber se o sistema de entrega funciona para os diferentes varejistas. Para isso, não estão levando em conta o carro em si, mas, sim, como as empresas e os consumidores interagem com um carro autônomo e quais são os obstáculos a serem superados.

Os veículos usados nesse programa devem chegar ao mercado em 2021, têm todos os equipamentos e se parecem com um modelo autônomo, porém, por enquanto, eles são dirigidos por um motorista treinado. Isto porque o foco da pesquisa está concentrado na primeira e na última etapas da entrega.

A van de pesquisa foi preparada para testar várias interfaces, como a tela sensível ao toque, os múltiplos compartimentos e o sistema de áudio externo do automóvel autônomo da Ford. Para atender vários clientes na mesma viagem, o veículo conta com três compartimentos fechados: dois traseiros e um na lateral, do lado do passageiro, com diferentes tamanhos para testar a configuração ideal para cada produto.

O processo de entrega é basicamente o descrito no início deste texto: alguém do restaurante digita seu código de acesso na tela para abrir o compartimento e fazer a remessa das embalagens. Quando o carro chega ao destino, o cliente é avisado por meio de uma mensagem de texto. Ele, então, digita um código para retirar a encomenda no compartimento informado na tela e que tem luzes de sinalização. O processo é acompanhado também por orientações de áudio.