O carro escolhido para o teste foi o Lincoln MKZ Hybrid

A Ford realizou uma demonstração de direção remota por meio de uma rede 5G, durante a Smart China Expo. O teste foi realizado em parceria com o Instituto de Pesquisa de Engenharia Automotiva da China, Datang (grupo chinês de equipamentos de telecomunicações) e a China Telecom. O carro, o modelo Lincoln MKZ Hybrid, estava em Xiantao Big Data Village, a três quilômetros de distância do motorista.

O motorista estava a 3 quilômetros de distância do veículo que conduzia

O veículo contava com plataforma de direção autônoma adaptada para receber sinais 5G. Já o motorista, recebia sinais de vídeo e de áudio enviados pelo veículo e, a partir deles, tomava as decisões de condução, comandando remotamente funções de direção, aceleração e frenagem. Por segurança, um motorista viajou na cabine caso precisasse assumir a direção em uma emergência.

Motorista via de um monitor e recebia áudio do carro

Durante a feira, a Ford também apresentou outras tecnologias que equipam os novos modelos da Changan Ford na China. Uma delas é o SYNC+, sistema multimídia com tecnologia de inteligência artificial da Baidu, desenvolvido especialmente para o mercado chinês. Além de navegação e assistente de voz inteligente, seus recursos incluem opções de entretenimento e conectividade do carro com casas inteligentes.