O terceiro trimestre de 2019 está terminando. Neste momento, e com a chegada de datas comerciais mais robustas ao varejo, como dia das crianças, Black Friday e Natal, o brasileiro começa a procurar promoções e descontos. Em especial para viagens de férias e de fim de ano.

Com este cenário no horizonte, é muito comum que as companhias procurem novas formas de atrair o consumidor. Um exemplo é o Decolar (Android, iOS). Antes conhecido como “Decolar.com” (Despegar para o resto da América Latina), a agência digital de viagens repaginou seu app e site em abril deste ano.

Além da mudança de cores – saiu a letra em azul e vermelho, entrou o fundo em roxo com a letra “D” em branco –, a plataforma ganhou mais funções móveis e cards simples para navegação. A repaginada é resultado principalmente pelo aumento das compras móveis no Decolar, que corresponderam a 38% do total de transações da empresa no segundo trimestre de 2019.

A principal mudança do aplicativo e do site é que não existe mais menu. A equipe de criação do app sintetizou as opções em botões no alto da tela com os temas mais buscados (de hospedagens até viagens para Disney); no meio da tela as sugestões de viagens e hotéis; e os botões da parte inferior com funcionalidade, como “busca”, “ofertas e notificações” e “minha conta”.

Em seu novo formato, o Decolar tenta ficar mais próximo do usuário. Além das buscas por carros para alugar, passagens aéreas e estadias em hospedagens, o app ganhou a função “minhas viagens” que ajuda o usuário a organizar a sua viagem. Aqui tem desde sugestão de compra até tradutor e medidor de roupas.

Não há ressalvas ao app. Talvez a velha e antiga reclamação que faço aos apps do varejo: a necessidade de colocar mais claramente os preços reais dos produtos (com taxas) e mais opções de pagamento. Exceto por estas questões, o aplicativo do Decolar é um ótimo exemplo de como o comércio móvel pode e deve ficar mais fácil e mais próximo do usuário, algo que pode se tornar tendência entre desenvolvedores para o m-commerce.