Nesta semana, o Facebook anunciou o lançamento do aplicativo Study, ferramenta que monitora o uso do smartphone. A empresa de Mark Zuckerberg afirmou que vai pagar os usuários que aceitarem ser monitorados. O app controla quais aplicações são instaladas no celular, o tempo usado em cada um deles, o país onde o usuário está, entre outras informações. O Facebook diz que não verá nenhum conteúdo específico, como mensagens, senhas e sites visitados.

O lançamento do Study chega cinco meses depois de o Facebook cancelar o aplicativo Facebook Research, que pagava US$ 20 por mês para cada usuário que o instalasse, inclusive adolescentes. Em janeiro deste ano, o app foi retirado da App Store, assim como na Google Play.

Ao contrário do anterior, o novo aplicativo estará disponível apenas para maiores de 18 anos e somente na Google Play, onde o acesso mais profundo do uso do smartphone pode ser concedido pelo usuário. No caso, ele será informado sobre qual tipo de dado o aplicativo coleta e como esse dado será usado.

O valor pago aos usuários ainda não foi revelado. No momento, o aplicativo estará disponível nos Estados Unidos e na Índia.