[Matéria atualizada em 13/06/2023, às 15h10 para especificar os tipos de Wi-Fi, quando e onde será o teste] O estádio do Atlético Mineiro, Arena MRV, em Belo Horizonte, vai receber mais de 800 pontos de acesso de alta densidade de Wi-Fi 6 e Wi-FI 6E. A rede sem fio ultrarrápida será um dos primeiros projetos com a faixa 6 GHz destinada pela Anatel, contará com soluções da Cisco e terá a Nexa Tecnologia como parceira para desenvolver a solução, que se inspirou em estádios como SoFi Stadium, em Los Angeles, e o Allegiant Stadium, em Las Vegas.

Dos mais de 800 pontos de acessos de alta densidade, 285 deles foram desenvolvidos para ambientes com alta concentração de pessoas.

A expectativa é de que, em um mês, seja feito um teste piloto em uma parte interna do estádio do Atlético Mineiro com as tecnologias. De acordo com a Nexa Tecnologia, a máxima potência deve ser utilizada a partir do primeiro jogo oficial, que está previsto para acontecer em agosto, com a Arena cheia.

A solução prevê 46 mil pessoas conectadas tanto no Wi-Fi 6 quanto no Wi-Fi 6E. A tecnologia poderá ser usada não só por torcedores, mas também emissoras de rádio e de TV – e realidade aumentada.

Vale dizer que o Wi-Fi 6E promete mais capacidade, canais mais amplos e menos interferência, melhores velocidades e segurança.

De acordo com a Nexa Tecnologias, a solução da Arena MRV chegará com um aplicativo onde as pessoas poderão comprar desde os ingressos até o consumo de alimentos e bebidas nos bares e lanchonetes do espaço, além de reservar vagas de estacionamento. A proposta é que a rede sem fio gere, também, novos negócios.