Os testes do iFood voltados à segurança viária de seus motociclistas contou com 52,5 mil participantes ativos dos 95 mil cadastrados no último ano. Os dados sobre o projeto, batizado como Visão Zero, foram enviados pela companhia em pedido feito pelo Mobile Time.

Com base em telemetria no app dos entregadores (Android), os principais destaques foram o aumento de 20% nas viagens dentro da velocidade permitida, redução de 12% na velocidade em percursos de alto risco e expansão para dez minutos o tempo limite de entregas para rotas maiores de 6 quilômetros que representam 13% dos pedidos na plataforma.

Esses resultados foram obtidos com diálogo e escuta com os entregadores, assim como programas de gamificação (pontos para quem fazia entregas com segurança para concorrer a moto, capacete e celular) e incentivos financeiros (5% a 10% de ganhos extras por viagens dentro da velocidade permitida).

Com os testes, a empresa também obteve um incremento de 9% em viagens dentro da velocidade permitida por meio de nudges (cutucadas), uma série de mensagens de atenção com base no comportamento do motociclista. E um aumento de 6% na condução segura em grupos de riscos na combinação das cutucadas com incentivos financeiros.

O projeto conta ainda com o Decola Safety, um programa de educação com cursos online e presencial. Em um experimento com 1,2 mil entregadores de 18 a 30 anos de idade, o iFood registrou:

  • Queda de 7% na velocidade média e de 13% na velocidade máxima nas viagens entre os entregadores que fizeram curso via simulador, online e presencial;
  • Melhora de 6% na direção segura daqueles que fizeram apenas curso online.

Inicialmente, as provas foram realizadas nas regiões metropolitanas de: São Paulo; Belo Horizonte; Salvador; Recife; Brasília; Curitiba; Vila Velha; Vitória. Agora, a companhia quer expandir o Visão Zero para mais cidades e colocar mais funcionalidades.

Próxima etapa no iFood

Entre as novidades programadas para os próximos seis meses, a companhia quer implementar os nudges em larga escala com a ferramenta sendo adicionada como parte da comunicação oficial entre o iFood e todos os entregadores.

Também estão no radar:

  • Inclusão de novas funcionalidades e visualizações na Central de Segurança;
  • Testes com novas ferramentas e campanhas de marketing;
  • Decola Safety receberá novos conteúdos educacionais.

O iFood programa ainda melhorar a telemetria para captar diferentes tipos de comportamentos dos entregadores, como análise de perfil de risco em rotas longas e trechos onde foi identificada maior velocidade durante os testes.

Importante dizer, os dados captados pela companhia são anonimizados e podem ser compartilhados com o poder público para melhoria do trânsito nas cidades. É o caso de uma parceria de intercâmbio de dados com a CET-Rio: a plataforma repassa velocidades médias e volume de rotas seguras e a engenharia de tráfego carioca compartilha dados estratégicos, como mapas de velocidade e programação semafórica.

Imagem principal: Entregador do iFood na cidade de São Paulo (divulgação)

 

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