A utilização do smartphone como cartão de crédito ou débito para compras presenciais usando a tecnologia NFC de comunicação por aproximação vai aumentar de maneira significativa no mundo ao longo dos próximos anos, graças à popularização de serviços de carteira digital como o Samsung Pay, que deve ser lançado esta semana no Brasil. Em novo relatório sobre o tema, a Juniper Research prevê que a base mundial de usuários desse tipo de serviço alcançará quase 500 milhões em 2019 e chegará a 665 milhões em 2020.

Ao mesmo tempo, haverá um salto na quantidade de pessoas que usarão soluções de autenticação biométrica para pagamentos por aproximação com o smartphone. Atualmente são 52 milhões, sendo mais de 75% donos de iPhones, por conta do Apple Pay. Em 2020 essa base subirá para 308 milhões, pouco menos da metade do total de usuários de pagamentos por NFC com smartphone no mundo. Em 2020 a participação do iOS entre aqueles que usam autenticação biométrica para essa finalidade diminuirá, girando em torno de 60%, por conta do avanço desses serviços na base Android.

A autenticação biométrica oferecida em smartphones é a leitura da digital, geralmente no botão de início do aparelho. Mas outras técnicas podem ser adotadas ao longo dos próximos anos, como autenticação pela íris, usando a câmera frontal dos telefones, ou mesmo o batimento cardíaco, a partir da conexão com uma pulseira inteligente usado pelo consumidor.