A operadora norte-americana T-Mobile revelou que teve 460 mil pedidos de informações sobre acesso à sua rede móvel no ano de 2018. Nota-se que dessas solicitações, 25 são de governos estrangeiros, inclusive um único pedido do Brasil.

A maioria dos pedidos internacionais de acesso às informações são do Canadá (19), seguido por Polônia (2), Alemanha (1), Portugal (1) e Espanha (1). Esses pedidos de dados são feitos com o consentimento do Departamento de Justiça dos EUA ou ordem de uma Corte Distrital norte-americana. Contudo, a companhia não explicitou os pedidos dos governos estrangeiros.

Os dados publicados pela T-Mobile nesta semana são feitos com base na decisão Carpenter da Suprema Corte de junho de 2018. Com isso, a operadora norte-americana exclui da lista os pedidos feitos com base na lei de segurança nacional dos EUA.

Pedidos gerais e específicos

No geral, a maioria dos pedidos legais são intimações (227 mil), seguido por pedidos emergenciais (129,5 mil),  mandados (34,5 mil), registros de localização (13 mil), escutas (3 mil) e dados requisitados pelos próprios usuários (437). Entre essas solicitações, 85 mil foram negadas.

E sobre pedidos específicos, 70 mil requisitaram dados sobre histórico de ligações de um usuário em uma célula, 28 mil pediram localização de uma pessoa e houve 4,8 mil pedidos de tower dump, uma solicitação que traz a informação de todas as pessoas conectadas à antena celular em uma data específica.