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A VTEX pode angariar US$ 371 milhões a partir de sua oferta púbica inicial (Initial Public Offering ou IPO, em inglês) na bolsa de Nova Iorque. O valor será alcançado com a venda de 21,8 milhões das ações pelo seu preço máximo estipulado, US$ 17.

Contudo, se os papéis forem negociados no valor mínimo de US$ 15, a provedora de comércio eletrônico obterá US$ 327 milhões.

Oferta

Na estratégia, a companhia oferecerá 19 milhões de ações próprios e 2,85 milhões de papeis aos parceiros subscritores (investidores), em até 30 dias, a partir do lançamento no pregão. Neste formato, os sócios da companhia, Geraldo do Carmo Thomaz e Mariano Gomide, diminuirão seu poder de voto na companhia de 63% para 57,5%.

Saúde financeira e operacional

De acordo com o documento apresentado junto à SEC, a VTEX registrou um prejuízo líquido de US$ 12,5 milhões no primeiro trimestre de 2021, ante US$ 5,2 milhões de prejuízo no mesmo período um ano antes. O prejuízo operacional foi de US$ 12 milhões contra US$ 3,1 milhões de prejuízo no primeiro trimestre de 2020. Por outro lado, a receita da empresa saltou de US$ 16,5 milhões para US$ 26 milhões, aumento de 57,5%.

Em sua operação, a companhia tem mais de 2 mil clientes e 2,5 mil lojas online que atuam em 32 países. Desses, 22% são do setor de aparelhos e acessórios; 14%, de saúde e beleza; 13%, supermercados; e 13%, casa e construção. Entre seus principais clientes estão C&A, que tem 55% de suas vendas em omnichannel, e o marketplace do Banco Inter, que soma mais de US$ 200 milhões em vendas entre 2019 e 2020.

Ao final de 2020, 95% da receita da VTEX veio do seu serviço de assinatura para e-commerces e marketplaces. E o total de mercadorias comercializadas em sua plataforma chegou a US$ 7,5 bilhões no último ano.