Nova marca da empresa

[Atualizado 11h32 do dia 23/07/2021 referente à moeda correta] A Zenvia apresentou junto à Securities and Exchange Comission (SEC) os valores e a quantidade de ações que pretende vender em sua oferta pública inicial (IPO) nesta segunda-feira, 10. De acordo com o documento, a companhia pretende obter até US$ 213 milhões com a venda de 13 milhões de ações de classe, em valores de US$ 15,50 a US$ 17,50 o papel.

Ainda há uma opção de compra de 2 milhões de ações para parceiros (underwriters) por US$ 16,50 que pode elevar o valor da IPO para US$ 245 milhões. Contudo, o valor da operação pode chegar aos US$ 260 milhões, se considerar o preço máximo estimado na venda do papel, US$ 17,50.

Assim como acontece no modelo de IPO feito pelo PicPay , o atual comando da companhia ficará com ações de classe B, cujo papel equivale a dez votos ante um voto da classe A. O CEO e fundador da Zenvia Cassio Bobsin, manterá 26% das ações e 38% de poder de voto.

De acordo com o documento publicado na SEC, a receita da empresa em 2020 foi de R$ 430 milhões, um aumento de 21,5% ante R$ 354 milhões de um ano antes. A empresa registrou ainda um prejuízo operacional de R$ 22 milhões, ante um lucro operacional de R$ 19 milhões em 2019. Dito isso, a Zenvia obteve uma perda líquida de R$ 21 milhões contra lucro de R$ 14 milhões do ano anterior. Esses valores estão ligados a operações de duas compras feitas pela companhia, D1 e Sirena.

No prospecto apresentado na Nasdaq, a expectativa é que IPO da empresa de mensageria seja realizada na próxima sexta-feira, 14.