Na batalha por reverter os últimos resultados em vendas, a Qualcomm procura voltar a ganhar terreno ao investir em novas arquiteturas de chips gráficos para sua próxima geração de processadores móveis. A companhia anunciou nesta quarta, 12, novas versões da unidade de processamento gráfico (GPU) e de processamento de sinal de imagem (ISP). As GPUs Adreno 530 e 510 prometem melhoria em velocidade (40% maior comparado com a Adreno 430) e eficiência (também 40% superior) em relação à geração passada e serão integradas nos futuros Snapdragon 820, 620 e 618.

A arquitetura Adreno 5xx também promete capacidades gráficas compatíveis com APIs como OpenGL ES 3.1 + Android Expansion Pack, Renderscript e as novas OpenCL 2.0 e a Vulkan (desenvolvida pelo Google e anunciada nesta semana). Vale destacar que o chip poderá entregar suporte a vídeos 4K em 60 quadros por segundo (fps). 

O processador mais high-end, o 820, trará ainda o ISP de 14 bits Spectra, desenvolvido para processar imagens, prometendo fotos com qualidade de câmeras DSLR. A companhia promete suporte a três câmeras simultâneas (uma frontal e duas traseiras) e até 25 megapixels em 30 fps com "zero lag" no disparador.

A Qualcomm afirma que dispositivos com o processador Snapdragon 820, top de linha, deverão ser lançados no primeiro semestre de 2016.