Ilustração: Cecília Marins

A receita líquida da Allied para o segundo trimestre de 2022 registrou uma queda de 17%, chegando a R$ 1,2 bilhão, ante R$ 1,5 bilhão de um ano antes. O resultado ocorre pela desaceleração no faturamento nas áreas em que a empresa atua: distribuição, lojas físicas administradas pela empresa, e varejo digital próprio.

Na unidade de negócios de distribuição, a empresa teve uma redução de 20% na receita, de R$ 1,1 bilhão para R$ 950 milhões na comparação ano a ano. No varejo digital, o recuo foi de 14%, de R$ 212 milhões para R$ 181,5 milhões. E o varejo físico foi o único que cresceu, no caso 8,5%, com R$ 137 milhões contra R$ 127 milhões do segundo trimestre de 2021, mas não foi suficiente para manter o saldo geral positivo.

Em unidades vendidas, a distribuição respondeu por 1,6 milhão de produtos, queda de 33% ano contra ano devido à redução de vendas em PCs, e-readers e smartphones. Por outro lado, o seu tíquete médio aumentou 17% e chegou a R$ 741. Vale dizer que o smartphone é a categoria que responde por mais da metade das vendas (53%). E o videogame chegou ao share de 10% das comercializações.

No e-commerce, as vendas cresceram 47% em número e unidades, chegando a 152 mil produtos. Os smartphones representam 82% do share comercial. O tíquete médio desta unidade de negócios é de R$ 1,4 mil, que teve queda de 38%. Apenas a categoria de smartphones representa R$ 2,2 mil de tíquete médio, recuo de 28%.

E para o varejo físico – basicamente lojas e quiosques da Samsung –, a Allied vendeu 117 mil produtos, queda de 14% ante o segundo trimestre de 2021. Mas o tíquete subiu 22% e chegou a R$ 1,2 mil no segundo trimestre de 2022.