Um estudo do Instituto Locomotiva feito com 2 mil brasileiros da região metropolitana de São Paulo revelou que dois terços dos consumidores acreditam que os pedidos estão caros nos apps de delivery e 68% deixaram de fazer uma compra devido ao alto valor nos apps.

A pesquisa foi encomendada poe 99 (Android, iOS) e Abrasel e divulgada nesta terça-feira, 12. Feita no mês de julho, a análise revelou que a maioria dos consumidores consideram que os apps de delivery são importantes, mas 3 em cada 4 consumidores acreditam que os estabelecimentos costumam cobrar mais em aplicativos em delivery.

Para Renato Meirelles, presidente do Locomotiva, esses dados mostram que há um descompasso com a realidade, uma vez que o cliente não leva em conta que o comércio cobra o preço mais alto pelas taxas de apps de delivery: “É como se o ônus dessa cobrança fosse do restaurante e não do app. É como se o bônus da entrega ficasse no delivery e o ônus da cobrança ficasse com o empreendedor. Aí é muito difícil pensar no modelo de parceria”, criticou o especialista, indicando, mas sem citar o iFood.

Neste cenário, a pesquisa ainda revela que a maioria (90%) dos consumidores pediriam delivery com mais frequência se os preços fossem iguais aos praticados no balcão dos estabelecimentos.

Restaurantes no delivery

Locomotiva

Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva (crédito: Henrique Medeiros/ Mobile Time)

O estudo também contou com a participação de 500 restaurantes. A maioria dos estabelecimentos já receberam reclamações sobre a diferença de preço entre o salão/balcão e os apps (71%) e acreditam que perderam vendas por causa da diferença de preço cobrado (85%).

A totalidade dos participantes disseram que venderiam mais se os preços do app fossem iguais ao balcão. Acreditam ainda que se não pagassem taxas poderiam:

  • Aumentar a lucratividade, 94%;
  • Vender e faturar mais, 93%;
  • Reduzir o preço para os consumidores, 90%;
  • Investir no estabelecimento, 85%;
  • Contratar mais funcionários, 82%.

Meirelles reforçou que os comércios têm uma forte dependência do delivery, uma vez que 80% deles dizem que seria muito difícil manter o restaurante sem usar aplicativos de entrega.

Com este cenário, o responsável pela pesquisa acredita que há espaço para mais opções de apps de delivery no mercado: “Um aplicativo de delivery que não cobre taxas dos restaurantes ajudaria a tornar o pedido de comida mais acessível. Ajudaria a reduzir a inflação dos alimentos. E não preciso dizer para vocês o peso que a inflação dos alimentos está tendo na percepção de economia do Brasil”, afirmou.

“97% dos consumidores e 91% dos estabelecimentos consideram positivo um novo player de aplicativo de entrega sem cobrança e sem taxa. E 98% dos consumidores estão interessados em usar o aplicativo que não cobre taxas dos estabelecimentos. Me cabe aqui mostrar que existe demanda. Se essa demanda vai ser ou não vai ser resolvida? Depende das empresas. Mas o consumidor sabe exatamente o que quer”, completou.

Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!