Após o vídeo produzido pelo youtuber Felca sobre a adultização de crianças e adolescentes nas redes sociais, com o principal exemplo no caso do influenciador Hytalo Santos, acusado de explorar a imagem de adolescentes na Internet, o Congresso Nacional uniu oposição, governistas e Centrão em torno de um projeto de lei que dá maior rigor às regras envolvendo a presença de menores nas redes.

Mobile Time entrou em contato com a Meta, empresa responsável pelo Instagram, Facebook e WhatsApp, e com o TikTok, redes em que ocorrem as denúncias apontadas por Felca.

O TikTok afirmou que não iria se posicionar, mas enviou alguns esclarecimentos. A empresa destacou que só permite usuários a partir de 13 anos. Usuários entre 13 e 18 anos têm configurações específicas para preservar sua segurança e seu bem-estar, como limite de tempo de tela e restrição de recursos, além da funcionalidade de Sincronização Familiar.

“Nossas diretrizes de segurança e bem-estar dos jovens não permitem que menores acessem uma série de conteúdos, incluindo aqueles que contenham beijos íntimos, enquadramento ou comportamento sexualizado. Nossas políticas de Temas sensíveis e para adultos não permitem a exposição significativa do corpo ou seminudez de pessoas jovens”, pontuou a plataforma.

“O TikTok não permite conteúdos que possam colocar jovens em risco de danos psicológicos, físicos ou de desenvolvimento. Se tivermos conhecimento de que um titular de conta tem uma violação grave ou cometeu uma infração sexual contra uma pessoa jovem, baniremos a conta, bem como quaisquer outras contas pertencentes a essa pessoa”, completou.

A empresa destacou que não autoriza a monetização de contas de menores de idade e que no último relatório de moderação divulgado, referente ao primeiro trimestre de 2025, consta que 99% dos vídeos que violavam alguma diretriz foram removidos de forma proativa, sendo que 94,3% deles foram retirados do ar em menos de 24 horas. “Temos um time robusto de segurança, e fazemos moderação proativa, aplicada com base nas Diretrizes da Comunidade, com uma combinação de tecnologia e humanos (mais de 40 mil profissionais), para localizar e remover qualquer conteúdo, inclusive comentários, ou interação que possa ser relacionada a comportamentos nocivos.”

O TikTok lembrou, ainda, que a conta original de Hytalo Santos foi banida em abril de 2023 e uma nova conta voltou a ser banida em junho de 2025.

A Meta ainda não respondeu os questionamentos e o espaço segue aberto.

A ilustração no topo foi produzida por Mobile Time com IA

 

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!