TikTok

Em um primeiro momento, plataforma alerta de que o vídeo não foi verificado. Em seguida, caso o usuário queira compartilhar, ele precisa clicar em “compartilhar assim mesmo”. O autor do vídeo também é notificado de que seu conteúdo não foi checado

Para evitar a disseminação de vídeos não checados e não propagar a desinformação, o TikTok (Android, iOS) passa a inserir um aviso de que aquele conteúdo ainda não foi comprovado pelos parceiros de checagem da plataforma. O TikTok se associou a checadores, entre eles o Estadão Verifica, para fazer a avaliação do conteúdo disseminado na plataforma e, assim, avaliar a veracidade deles. Caso o time verifique que o conteúdo é falso, ele é removido do aplicativo.

Quando o vídeo ainda não for checado, a plataforma deixará claro que aquele conteúdo não foi ainda verificado com notificações na tela do smartphone. O usuário verá um banner naquele conteúdo que ainda não foi revisado. O autor do vídeo também será informado.

Se mesmo assim o usuário quiser compartilhar o vídeo, a plataforma mandará um aviso na tela lembrando-o de que se trata de “conteúdo não verificado”. Neste caso, o usuário deverá clicar em “cancelar” ou “compartilhar mesmo assim”. A ideia é que a pessoa tenha alguns momentos para refletir antes de propagar o vídeo.

De acordo Gina Hernandez, gerente de produto, confiança e segurança do TikTok, no período em que o recurso foi testado, a plataforma detectou uma redução na taxa de compartilhamento de vídeos em 24%. As curtidas em conteúdo não comprovado também diminuíram, no caso, em 7%.

Disponibilidade

Os avisos de que o vídeo não foi verificado e o alerta de compartilhamento já estão disponíveis nos Estados Unidos e no Canadá. Ao longo das próximas semanas, o recurso está disponível globalmente. A ferramenta foi desenvolvida em parceria com o Irrational Labs, laboratório de ciências comportamentais.